sábado, 15 de outubro de 2016

FELIZ DIA DOS PROFESSORES CAROS PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES.

ROMANTICOS PROFESSORES
Hoje, no dia do professor quero fazer uma homenagem a todos os professores que são românticos e ainda amam a educação.
ROMÂNTICOS são os professores que consideram seus alunos como pedacinhos de si mesmo.
ROMÂNTICOS são os professores que consideram a educação como o grande transformador do mundo.
ROMÂNTICOS são os professores que acreditam na transformação de seus alunos e por isso potencializam o que cada um deles tem de melhor, mesmo que para encontrar o melhor seja necessário colocar uma lupa para destacá-lo dentre tudo de mau que falam dele.
ROMÂNTICOS são os professores que apesar do menos sabem fazer o mais.
Apesar do menos salário, menos direitos, menos considerações, menos espaços, menos prestígios, menos ... menos... o PROFESSOR ROMÂNTICO continua... dia a dia... e engole:
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as Medidas Provisórias que permitem aos não formados ministrarem aulas quando os professores mereciam era aumento salarial em conformidade com as especializações, mestrados, doutorados e tempo de trabalho e dedicação;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as palavras desvalorizadoras proferidas por governadores, deputados, senadores e industriários que ao mesmo tempo em que dizem discursos de que “o professor é o mais importante formador da sociedade”, de que “todos os grandes homens tiveram professores”, que “o sucesso começou no dia em que um professor lhes ensinou a ler” VOTAM nas câmaras municipais, estaduais e federais, leis apoiando tetos ridiculamente pequenos para a profissão e retirando seus poucos direitos arduamente conquistados.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo afirmações ridículas e preconceituosas como: “Se querem ganhar mais, que peçam demissão e trabalhem para as escolas particulares”; “Não que a professora ganhe pouco, pois ela trabalha só meio período, o problema é que ela é mal casada” e outros intempéries que só podem ser a crença motivadora de tanta desvalorização;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as redes de comunicação, que em seus horários nobres, veiculam constantemente campanhas que aparentemente homenageiam os professores, mas no fundo são campanhas que desvalorizam a pessoa do professor e sua formação técnica acadêmica.
Tais campanhas publicitárias dizem “valorizar o professor é valorizar a educação”, “educador é todo aquele que se envolve em educação”. Campanhas que desvalorizam os cursos universitários de formação de professores de educação física e os substituem por um torcedor que desce da arquibancada e cai na quadra de aula de uma escola com as palavras “seja um voluntário da Educação, seja @amigo da Educação”. Tais campanhas reforçam a crença de que o professor é um ator invisível e substituível no cenário educacional, um peão no tabuleiro do jogo dos poderosos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo a própria lei “lei de valorização do professor” ditar que o governante pode gastar o dinheiro da valorização do professor com: pintura e reforma de móveis que melhoram o ambiente escolar; com consultorias milionárias que preparam as intermináveis palestras denominadas “formação continuada” juntamente com os exames de concursos para professores iniciantes e provas externas aos alunos para controlarem a “qualidade” do trabalho do professor.
 O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo leis que no lugar de protegerem os professores e garantirem a eles uma carreira de trabalho, aposentadoria e planos de saúde descentes, desvalorizam e DESEMpoderam a pessoa do professor.
Leis que, cada vez mais, dão papel e força ao Executivo federal, que dita e reedita, em grande parte, as normas para a redefinição de responsabilidades no que diz respeito à oferta do ensino, controle de qualidade, de avaliação e de definição de padrões curriculares, leis que determinam a ocupação dos espaços educativos e a organização e distribuição do tempo que o estudante passa na instituição escolar e desta maneira, subtraem todo o poder criativo e de liderança do professor, reduzindo o mesmo a uma simples figura repetitiva e transmissora de um conhecimento ditado de fora para dentro do aluno, grande fator causador da desmotivação e desinteresse dos educandos e até de seus comportamentos violentos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo leis que substituem uma almejada lei que simplesmente decretasse que o reconhecimento público aos profissionais da educação fosse traduzido também em salários dignos. Que decretassem que os salários dos professores estivessem à altura de sua importância social, encontrando-se entre os mais altos do serviço público; leis que diminuíssem cada vez mais o abismo que diferencia o valor pago a um político e o valor pago a um professor.
E ainda existem os PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES que são aqueles que prosseguem criando novas alternativas capazes de oferecer uma educação pública universal, igualitária e justa, uma educação integral  em tempo integral, sem turno e contra-turno. Sem um período de aulas “normais” e outro período denominado “contra-turno” com aulas mais “agradáveis e movimentadas”, mas sim com um período integral onde é possível obter uma qualidade acadêmica com vínculos afetivos e felicidade para os estudantes que cada vez mais gostam e se envolvem na prática da cidadania. Uma educação democrática.
PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES que se reúnem via internet e/ou em encontros presenciais e constroem carinhosamente e criteriosamente dentro dos parâmetros científicos um III Manifesto pela Educação que no lugar de exigir do poder público, se disponibiliza a este mesmo governo para efetiva mudança, como os ROMÂNTICOS CONSPIRADORES se oferecem no III Manifesto:
“Disponibilizamo-nos para contribuir na construção de um sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por considerarmos que o mesmo poderá constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança.”
PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES são aqueles que continuam crendo e fazendo o novo, mesmo que em 2013 o Ministro da Educação tenha dito com todas as letras que no MEC “não tem espaço para românticos e romantismos”.

ROMÂNTICO CONSPIRADOR É O PROFESSOR que sonha com o  fim do desperdício decorrente de más Políticas Públicas em Educação que alimenta o abuso do uso do dinheiro público em propagandas que mascaram a realidade educacional do país e servem também de promoção eleitoral;

ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE PROFESSOR que mesmo sozinho e muitas vezes criticado pelos colegas, trabalha levando a instituição escolar a ressignificar seu papel, passando a atuar como lugar de construção de conhecimentos e vivências, voltado para a felicidade das suas comunidades, conspirando para cada vez mais desfazer-se de imposições de currículos e métodos herdados do passado enciclopedista, seja fabril ou bancário.
ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE PROFESSOR que atua e defende a ideia de extinguir-se a diferenciação hoje existente entre os estudantes dos sistemas público (municipal, estadual e federal) e privado;

Se você, neste artigo se identificou como ROMÂNTICO e quer ser ROMÂNTICO CONSPIRADOR se junte a nós através de mensagens a manifestopelaeducacao@gmail.com e vamos unidos MUDAR A ESCOLA, MELHORAR A EDUCAÇÃO, TRANSFORMAR UM PAÍS.

                FELIZ DIA DOS PROFESSORES CAROS PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES.