sábado, 15 de outubro de 2016

FELIZ DIA DOS PROFESSORES CAROS PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES.

ROMANTICOS PROFESSORES
Hoje, no dia do professor quero fazer uma homenagem a todos os professores que são românticos e ainda amam a educação.
ROMÂNTICOS são os professores que consideram seus alunos como pedacinhos de si mesmo.
ROMÂNTICOS são os professores que consideram a educação como o grande transformador do mundo.
ROMÂNTICOS são os professores que acreditam na transformação de seus alunos e por isso potencializam o que cada um deles tem de melhor, mesmo que para encontrar o melhor seja necessário colocar uma lupa para destacá-lo dentre tudo de mau que falam dele.
ROMÂNTICOS são os professores que apesar do menos sabem fazer o mais.
Apesar do menos salário, menos direitos, menos considerações, menos espaços, menos prestígios, menos ... menos... o PROFESSOR ROMÂNTICO continua... dia a dia... e engole:
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as Medidas Provisórias que permitem aos não formados ministrarem aulas quando os professores mereciam era aumento salarial em conformidade com as especializações, mestrados, doutorados e tempo de trabalho e dedicação;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as palavras desvalorizadoras proferidas por governadores, deputados, senadores e industriários que ao mesmo tempo em que dizem discursos de que “o professor é o mais importante formador da sociedade”, de que “todos os grandes homens tiveram professores”, que “o sucesso começou no dia em que um professor lhes ensinou a ler” VOTAM nas câmaras municipais, estaduais e federais, leis apoiando tetos ridiculamente pequenos para a profissão e retirando seus poucos direitos arduamente conquistados.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo afirmações ridículas e preconceituosas como: “Se querem ganhar mais, que peçam demissão e trabalhem para as escolas particulares”; “Não que a professora ganhe pouco, pois ela trabalha só meio período, o problema é que ela é mal casada” e outros intempéries que só podem ser a crença motivadora de tanta desvalorização;
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo as redes de comunicação, que em seus horários nobres, veiculam constantemente campanhas que aparentemente homenageiam os professores, mas no fundo são campanhas que desvalorizam a pessoa do professor e sua formação técnica acadêmica.
Tais campanhas publicitárias dizem “valorizar o professor é valorizar a educação”, “educador é todo aquele que se envolve em educação”. Campanhas que desvalorizam os cursos universitários de formação de professores de educação física e os substituem por um torcedor que desce da arquibancada e cai na quadra de aula de uma escola com as palavras “seja um voluntário da Educação, seja @amigo da Educação”. Tais campanhas reforçam a crença de que o professor é um ator invisível e substituível no cenário educacional, um peão no tabuleiro do jogo dos poderosos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo a própria lei “lei de valorização do professor” ditar que o governante pode gastar o dinheiro da valorização do professor com: pintura e reforma de móveis que melhoram o ambiente escolar; com consultorias milionárias que preparam as intermináveis palestras denominadas “formação continuada” juntamente com os exames de concursos para professores iniciantes e provas externas aos alunos para controlarem a “qualidade” do trabalho do professor.
 O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo leis que no lugar de protegerem os professores e garantirem a eles uma carreira de trabalho, aposentadoria e planos de saúde descentes, desvalorizam e DESEMpoderam a pessoa do professor.
Leis que, cada vez mais, dão papel e força ao Executivo federal, que dita e reedita, em grande parte, as normas para a redefinição de responsabilidades no que diz respeito à oferta do ensino, controle de qualidade, de avaliação e de definição de padrões curriculares, leis que determinam a ocupação dos espaços educativos e a organização e distribuição do tempo que o estudante passa na instituição escolar e desta maneira, subtraem todo o poder criativo e de liderança do professor, reduzindo o mesmo a uma simples figura repetitiva e transmissora de um conhecimento ditado de fora para dentro do aluno, grande fator causador da desmotivação e desinteresse dos educandos e até de seus comportamentos violentos.
O PROFESSOR ROMÂNTICO é aquele que prossegue engolindo e digerindo leis que substituem uma almejada lei que simplesmente decretasse que o reconhecimento público aos profissionais da educação fosse traduzido também em salários dignos. Que decretassem que os salários dos professores estivessem à altura de sua importância social, encontrando-se entre os mais altos do serviço público; leis que diminuíssem cada vez mais o abismo que diferencia o valor pago a um político e o valor pago a um professor.
E ainda existem os PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES que são aqueles que prosseguem criando novas alternativas capazes de oferecer uma educação pública universal, igualitária e justa, uma educação integral  em tempo integral, sem turno e contra-turno. Sem um período de aulas “normais” e outro período denominado “contra-turno” com aulas mais “agradáveis e movimentadas”, mas sim com um período integral onde é possível obter uma qualidade acadêmica com vínculos afetivos e felicidade para os estudantes que cada vez mais gostam e se envolvem na prática da cidadania. Uma educação democrática.
PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES que se reúnem via internet e/ou em encontros presenciais e constroem carinhosamente e criteriosamente dentro dos parâmetros científicos um III Manifesto pela Educação que no lugar de exigir do poder público, se disponibiliza a este mesmo governo para efetiva mudança, como os ROMÂNTICOS CONSPIRADORES se oferecem no III Manifesto:
“Disponibilizamo-nos para contribuir na construção de um sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresentamos o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por considerarmos que o mesmo poderá constituir-se num instrumento de debate e em efetiva mudança.”
PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES são aqueles que continuam crendo e fazendo o novo, mesmo que em 2013 o Ministro da Educação tenha dito com todas as letras que no MEC “não tem espaço para românticos e romantismos”.

ROMÂNTICO CONSPIRADOR É O PROFESSOR que sonha com o  fim do desperdício decorrente de más Políticas Públicas em Educação que alimenta o abuso do uso do dinheiro público em propagandas que mascaram a realidade educacional do país e servem também de promoção eleitoral;

ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE PROFESSOR que mesmo sozinho e muitas vezes criticado pelos colegas, trabalha levando a instituição escolar a ressignificar seu papel, passando a atuar como lugar de construção de conhecimentos e vivências, voltado para a felicidade das suas comunidades, conspirando para cada vez mais desfazer-se de imposições de currículos e métodos herdados do passado enciclopedista, seja fabril ou bancário.
ROMÂNTICO CONSPIRADOR É AQUELE PROFESSOR que atua e defende a ideia de extinguir-se a diferenciação hoje existente entre os estudantes dos sistemas público (municipal, estadual e federal) e privado;

Se você, neste artigo se identificou como ROMÂNTICO e quer ser ROMÂNTICO CONSPIRADOR se junte a nós através de mensagens a manifestopelaeducacao@gmail.com e vamos unidos MUDAR A ESCOLA, MELHORAR A EDUCAÇÃO, TRANSFORMAR UM PAÍS.

                FELIZ DIA DOS PROFESSORES CAROS PROFESSORES ROMÂNTICOS CONSPIRADORES.



2 comentários:

  1. Que lindo!!! Obrigada Ely pelas lindas e sabias palavras...e que bom ter vc tão atuante e contribuindo para a renovação da educação...saudades dos nossos momentos de formação...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Ely e RCs!

    Realmente, não vejo como desejar feliz dia do professor, quer ele seja um Romântico, quer não.
    Meu natural otimismo está a cada dia mais e mais ofuscado por essa realidade que você bem descreve e a luz no fim do túnel está distante.

    Mesmo assim, romanticamente, não há que desistir. Porque educação não é pra hoje nem pra amanhã. É para as futuras gerações. Nossa atuação é sim hoje para que aqueles que educarmos construam seu próprio futuro. E que seja para a integralidade, na democracia, com dignidade, em solidariedade, na diversidade, na realidade, assim como definimos em nossa Carta de Princípios em 2008.

    No cenário brasileiro atual, sinto que a atuação romântica pode sim, ser uma atuação local na intenção de provocar o máximo de professores, estudantes e familiares (além de outros atores da comunidade) para a prática desses princípios no hoje, entendendo que servirão de fundamento muito bem enraizado para a transformação do Brasil.

    Pensar localmente, no tamanho das próprias pernas é que me mantém romântica.
    Pensar localmente, na beleza e na riqueza (sob vários aspectos) deste país é que me mantém romântica.
    Eu realmente creio que 99% dos brasileiros merecem meu esforço. Se não me sentisse assim, talvez já tivesse desistido.
    Como disse Darcy temos que nos alegrar por não estarmos ao lado dos "vencedores" pois esse 1% de brasileiros nunca vai valorizar a LDBEN - vão enfiar goela à baixo uma MP (veja se pode?!?!?) do Ensino Médio, um Projeto de Escola sem partido, uma PEC 241 (veja se pode, de novo?!?!) - que dirá um Manifesto Romântico.

    Então, "vambora" continuar. Nós já temos esse poder. Nós somos Românticos Conspiradores.Não estamos sozinhos, só estamos espalhados por esse Brasilzão.

    Grande abraço da

    Regina Potenza

    ResponderExcluir