sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Choro por São Paulo! Reforma Educacional de São Paulo

Choro por São Paulo!
São Paulo da Garoa!
São Paulo Terra Boa!

Choro por Guilherme de Almeida:
Bandeira das Treze listas
São treze lanças de guerra cercando o chão do Paulista!!!

E agora Fernando Haddad? Homem culto! Privilegiado! Poderoso!



De uma só canetada colocastes 10 grades cercando e aprisionando professores e alunos, subtraindo-lhes o gosto e o gozo pelo estudo, o direito de aprender, de ser, de conviver, de fazer...de vivenciar as diretrizes educacionais para o século XXI.

A maior cidade da América Latina aprisionando suas instituições escolares, que deveriam ser equipamentos geradores do sabor de saber, a um sistema educacional do século XIX que serviu para domesticar e colonizar os campos dominados pelos "conquistadores opressores" que viviam conquistando territórios para ampliar seus impérios.

Que impérios queres dominar gerando futuros eleitores medrosos e impotentes condenados a perpetuarem o analfabetismo funcional em um sistema de ensino mecanicista calcado na lição de casa? Na baixa estima que a reprovação gera? Na exclusão espontânea? 

Choro de tristeza com o programa "Mais Educação São Paulo"!


Minha São Paulo, berço do Colégio Vocacional; minha São Paulo onde aprendi a atender com qualidade alunos em sistema de inclusão desde a década de 60/70 quando nem se pensava em lei; minha São Paulo onde em 70/80 aprendi a executar um ensino em Tempo Integral transdisciplinar, com laboratórios de matemática, de redação, de música, de teatro, onde semanalmente íamos, com transporte público, a museus, praças, Butantan, túmulo de Guilherme de Almeida, Parque do Ibirapuera... Minha São Paulo onde hoje há a Escola Amorim Lima, exemplo internacional de Educação Pública Municipal autônoma, inclusiva, com alunos e sistema educacional do século XXI...

Choro por minha São Paulo!
Mas eu ainda teimo em crer que, como diz a alma triste e saudosa do poeta Gonçalves Dias:
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá."


Ainda creio no canto de alegria dos estudantes.

Políticos, professores, universitários, pais, alunos, vamos hastear a bandeira da educação de qualidade no século XXI, para alunos do século XXI com soluções educacionais brasileiras compatíveis com o século XXI.

Vejamos o que penso que colheremos com cada uma das 10 grades que hoje o ex-ministro da educação coloca democraticamente para ser votada pela população paulistana.

1- Possibilidade de reprovação No 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos- Aumentará a evasão e desresponsabilizará o envolvimento dos profissionais com o aprendizado de todos e de cada um.

2-Lição de casa obrigatória: um retrocesso elitista onde os filhos de doutores saem em vantagens perpetuando assim o velho paradigma dos opressores e exploradores: "Filho de peixe peixinho é".

3-Provas bimestrais: Provar o que? Que os alunos não aprenderam? Que os pais não ensinaram as lições de casa?

4-Boletins de notas bimestrais pela internet: Excelente medida para prática da filosofia de Poncio Pilatos onde a escola "lava as mãos" e entrega a decisão da morte do aluno para a família. O que o governo do município desta mega-metrópole espera? Que os pais arrumem professores particulares? Acho bom revogarem a lei da palmada também porque de que vale um boletim "para casa" se não tem castigo?  Ou pelo menos o medo dele?

5-Recuperação intensiva nas férias- Excelente para praticar a célebre frase: ”Fizemos de tudo, mas ele não corresponde!"
Ah! Muito bom também para os alunos baterem palmas e ficarem felizes no dia em que um professor morrer, porque finalmente terão um dia de folga.

6-Dependência nos 7º e 8º ano. Mais uma vez substituímos políticas públicas de protagonismo juvenil pela diagnóstica frase: "Este não tem jeito!"

7-Notas de 0 a 10 a partir da 4ª série. Mas... muda o que? Ah! Éh!... realmente é bem mais fácil valorar uniformemente todas as notas de zero a 10 do que ensinar porcentagem ou regra de três para alunos com mais de 10 anos.

8-Número de ciclos: Serão três (do 1º ao 3º anos, do 4º ao 6º anos e do 7º ao 9º anos)- Agora só faltam as salas dos mais fracos e a sala dos mais fortes.

9-TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para alunos do 9º ano. Mais um privilégio para os alunos ricos, pois numa sociedade onde há, nos murais das universidades, propagandas de telefonesde pessoas vendendo TCC , realmente ...ampliam os clientes...(Na "minha terra que tem palmeiras" isto se chama: "idéia de jerico" para não dizer idéia de "asno". AiH! Por pouco não veio o vestibular para entrar no Ensino Médio...é, mas aí o Dr. Haddad não tem mais poder...ou será que fará vestibular para a DÉCIMA MARAVILHA DA EDUCAÇÃO PAULISTANA?

10-Ensino técnico para EJA: Prefeitura quer vagas de cursos técnicos por meio de programa federal de concessão de bolsas de estudo.

Ah! Esta décima maravilha fecha com "CHAVE DE VERDADEIRO OURO RELUZENTE"! Mas, ouro apenas para os parceiros particulares dos ENENS, FIES da vida que lotam de bicicletas, motos e ônibus as portas das faculdades particulares e de automóveis e caminhonetes reluzentes e novinhas os estacionamentos das Universidades Públicas.

Cuidado Brasil!

Qualquer dia, em nome da democracia, aparecerá um gestor de um Hospital  propondo um plebiscito para a decisão se somos a favor ou contra a medicamentalização ou a operação de um determinado paciente que está em agonia de morte.

ElyPaschoalick, chorando pelo mais novo FEBEAPA paulistano!