segunda-feira, 13 de maio de 2013

56- O que é escola para mim?


Com esta pergunta ElyPaschoalick define a Escola que é viva em sua memória e que até hoje procura divulgar como idéia de escola entre os educadores que participam de suas falas.

  
Meu pai era professor voluntário na Escola PúblicaVocacional em Batatais.

Meu pai morreu muito cedo, no final da década de 60 com apenas 48 anos mas o suficiente para que eu, que nasci em 1951, guardasse coisas importantes na memória:

Na memória muscular o peso de um quadrado gravador Geloso. (Geringonça importada da Itália que hoje, para meus netos, é apenas mais um dos inúmeros aplicativos de qualquer aparelho móvel telefônico).

Usavamos aquele aparelho para fazer a sonoplastia nas peças de teatro que encenávamos como e com os alunos.

Na memória emocional é que ficaram as mais belas lembranças:
O MEDO: de errar no corte das fitas do gravador para fazer "edição" de maneira a jogar fora o que não queríamos que fosse reproduzido e emendar uma ponta na outra de maneira a não enroscar na hora em que passasse a fita e não estragasse o som.
Contrapondo com este medo motor ficou o DESTEMOR e a certeza de que sou habilidosa para fazer e lidar com o novo.
Com papai e mamãe aprendi que ESCOLA É:

Escola lugar de ter e trocar idéias.
Escola lugar de viver em grupo.
Escola lugar de fazer discursos e abaixo assinado para defender uma idéia.
Escola lugar de fazer comida...de fazer experiências... de fazer teatro...fazer escrita...fazer leitura...
Escola lugar de se auto-avaliar.
Escola lugar de ter e emitir opinião.
Escola lugar de liderar e ser liderado.
Escola lugar de conviver...viajar...
Escola lugar de criar, criticar, reivindicar...
Escola lugar de respeitar...amar...
Escola lugar de construir...aprender...lugar de ser sensível...de ser inteligente...
Escola lugar de ser feliz!
Obrigada Papai e Mamãe! Obriga meu Deus por me permitir ser filha destes dois educadores de menores abandonados do Instituto Agrícola de Menores de Batatais. Minha cidade natal.

Agora pergunto aos professores que leem este blog: O que é escola para você?

ElyPaschoalick

Nenhum comentário:

Postar um comentário