segunda-feira, 13 de maio de 2013

58- CURSO SOBRE A ESCOLA DA PONTE



A educadora Ely Paschoalick divulga nesta coluna a oportunidade que se abre a todo educador com o curso on-line “Fazendo a Ponte”. 
 Legenda foto 01-assembleia: Atenciosamente alunos da Escola da Ponte participam ativamente das assembléias gerais todas as sextas-feiras.

O que é a Escola da Ponte
A Escola da Ponte <http://www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/>, situada em Portugal, é hoje uma das mais importantes referências em educação básica em todo o mundo.
A partir da publicação de uma série de artigos, e posteriormente um livro, por Rubem Alves ("A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir"), tornou-se conhecida de um público mais amplo, despertando a um só tempo curiosidade, espanto e esperança por conta de sua maneira peculiar de organizar o espaço e o cotidiano escolar e da excelência dos resultados que vem produzindo na vida de seus alunos nos últimos 30 anos.
Legenda foto 02-jardinagem: Aluno da escola da ponte da equipe responsável pelos jardins da escola.

O que você ganha com o curso
Este curso oferece aos que dele participarem a oportunidade de conhecer melhor como  funciona a Escola da Ponte, sua metodologia e prática educativa, com especial atenção aos aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia, da motivação, da disciplina e da avaliação dos alunos.
Espera-se que aqueles que participarem deste curso saiam dele não apenas com mais e mais detalhadas informações sobre a Escola da Ponte, mas principalmente que apliquem no seu cotidiano idéias, estratégias e procedimentos inspirados nesta outra forma de fazer educação.




Quem ministrará as aulas
Professores da Escola da Ponte coordenados pela profa. Ana Moreira (atual coordenadora da escola).


Coordenação geral e tutoria: prof. Wilson Azevedo.

Qual é a programação?
- Ambientação Online - Escola da Ponte: uma visão geral -  Fundamentos teóricos
- Motivação dos alunos – Disciplina – Avaliação.

A quem interessa?
Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental ou médio, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.

Pré-requisitos
- Conexão estável e regular com a Internet.
- Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
- Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo  de cada uma das 6 semanas de duração do curso.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO
Link para as palavras: como fazer sua inscrição:
As inscrições podem ser feitas via internet pelo endereço:         http://www.aquifolium.com.br/educacional/ponte/

Apesar de conhecer a Escola da Ponte, de ter lido muitos escritos sobre ela, fiz este curso e achei muito bom organizar meus saberes e aprender mais com as intervenções dos colegas.


Legenda foto 03- “Sala de aula” da Escola da Ponte em momento de reunião dos alunos heterogêneos que formam os grupos deresponsabilidade.

Professores, vamos nos libertar deste sistema escravizante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário