quarta-feira, 12 de setembro de 2012

54- NOTA ZERO PARA PROFESSORES QUE ESTIMULAM COMPETIÇÕES MENINOS X MENINAS.


Elypaschoalick alerta os professores sobre o antigo e preconceituoso hábito de promover competições entre meninOs e meninAs nas salas de aula.




 Ao passar pela porta da sala de aula de nossa professora nota zero observamos um certo “barulho organizado”.

Suas aulas são sempre movimentadas!

Um grupo de alunos fica sempre muito motivado, participativo e extremamente excitado.
Mas, então? Por que NOTA ZERO?

É que o motivador desta professora, da primeira fase do ensino fundamental, é sempre uma competição entre os meninos e as meninas.

A competição é a pequena guerra que prepara o espírito humano para a grande guerra.
Assim como toda guerra é destrutiva, a competição também destrói.
Destrói o espírito de solidariedade, de união, de contribuição.

Depois quando estes meninos crescem é necessário ter leis como a “Maria da Penha” para ensinar a reciprocidade de obrigações e interesses.

Lembro-me da fala, em uma reunião de pais, da consultora e artista plástica Inês Vieira: “As mães ficam bravas e repreendem quando seus meninos pequenos brincam com bonecas. Depois querem que como num passe de mágica, ao crescerem, se tornem pais e esposos carinhosos que compartilham as tarefas domésticas e trocam as fraldas dos bebês”.

É a lei da semeadura. Tudo é um processo e o que se planta é o que se colhe.

Como se não bastasse implantar o machismo ou o feminismo num mundo que cada vez mais necessita da dependência mútua entre homens e mulheres, a competição também estimula a vaidade, o orgulho, a inveja, a inferioridade e outras características não bem aceitas no caráter humano.



NOTA ZERO para todos os professores que estimulam meninas contra meninos.

NOTA ZERO para professores que estimulam o espírito competitivo de seus alunos.

NOTA ZERO para professores que estimulam o machismo.

NOTA ZERO para professores que educam pelo modelo da dominação.



DICA DOS 4 P’S DA EDUCAÇÃO:

1-      Quando você for propor alguma competição em sua escola verifique se não está instigando o bullying, ou mesmo fazendo pessoas muito diferentes competirem entre si de maneira a constranger um ou mais dos competidores.

2-      Professores leiam o livro: O Poder da Parceria de Riane Eisler da editora Palas Athena. São apenas 254 páginas que podem mudar sua visão educacional.



“É possível construir um mundo melhor onde as pessoas mostram respeito umas pelas outras, abrem espaço para diferenças e tomam cuidado com o que necessita de atenção”. Riane Eisler



Envie suas contribuições pelo endereço: elypaschoalick@gmail.com

53- Ameaçando reprovação e nota dez só para Deus.


Hoje quero dar nota zero a todo professor que em seu discurso de primeiro dia de aula já ameaçou os alunos de serem reprovados e já afirmou que prestassem muita atenção em tudo que ele falasse, pois costuma dar muitos zeros e dez só para Deus.

Como pode ter a pretensão de ser professor de Deus e ainda por cima submetê-Lo a uma prova?

Oras professor, no lugar de estar anunciando que vai colocar Deus à prova, deveria estar é preocupado do como vai prestar contas a Deus por centenas de cérebros que o senhor auxilia adesperdiçar nos bancos escolares.

Deveria também professor, estar preocupado como será que o senhor deve fazer com CADA UM de seus alunos para que eles consigam assimilar 100% do que o senhor se propõe a transmitir-lhes. Ou será que o senhor apenas planeja transmitir um pouquinho do mínimo necessário?

Lembro-me que há certos professores que gostam de ameaçar principalmente aqueles alunos repetentes.

Estava eu escolhendo entre as inúmeras denúncias que tenho recebido, qual seria o assunto do NOTA ZERO  desta semana, quando recebo um telefonema de uma mãe desesperada porque seu filho, aluno repetente da rede estadual, não quer mais ir à escola uma vez que sua professora de matemática garantiu, desde a primeira aula do ano, que ninguém com ela tira dez e que é muito difícil um repetente passar de ano.
O final do ano está chegando, e o aluno está desanimado pelas palavras de desânimo que seu professor lhe dirigiu.   


NOTA ZERO para professores que ameaçam, uma vez que isto chega a ter até um certo requinte de maldade e sadismo.  

NOTA ZERO para a prática da ameaça e descrença.

NOTA ZERO para o desafio inatingível.

Por favor, vamos ver se os senhores conseguem aprender e praticar estas três regrinhas básicas para alavancar alunos:

1-   Acreditar que aquela criatura é capaz de mudar para melhor, é capaz de progredir, de conquistar o sucesso até que um dia chegue ao uso de toda sua potencialidade cerebral. 

2-    Oferecer oportunidades do aluno conviver com estímulos que o desafie de maneira a que consiga realizar com sucesso aquilo que um dia foi um fracasso.

3-      Medir os pequenos progressos e verbalizar de maneira bem concreta tais progressos de maneira que o individuo, e todo seu meio ambiente, compreendam que está progredindo e caminhando em direção ao sucesso.

Com certeza, se o professor colocar em prática esta “regra de três” posturas a incógnita será revelada e o resultado será alunos estimulados e seguros para andar com passos firmes pela estrada do aprender.