domingo, 8 de julho de 2012

50- Sobre que música colocar para as crianças ouvirem

Quero deixar registrado aqui uma mensagem postada na rede do movimento RC Românticos Conspiradores que é uma rede de pessoas interessadas na construção de uma educação de qualidade para os brasileiros e brasileiras.

A mãe, desesperada por deparar com uma situação inadequada da escola com sua filha escreve desabafando e pedindo socorro.

Escreve a mãe:
"Boa tarde,
Chamo-me Ligia e moro em Santo André. Venho recorrer a vocês para saber se por esta região conhecem alguma escola que tenha respeito pelas crianças e que valorize a sede de descobertas das mesmas, período integral, 5 anos completos em Agosto.

Resido próximo ao Corpo de Bombeiros da Martim Francisco, na Vila Lucinda.
Gostaria de propor um diálogo sobre o que acham de uma escola colocar "Eu quero tchu" para as crianças entre 3 e 5 anos dançarem na festa junina.

Eu imaginava que o papel da escola fosse auxiliar a criança no desenvolvimento do senso crítico. e não oferecer esse tipo de música em tão tenra idade, que as crianças cantam sem nem saber o que. O que aconteceu com a cultura do nosso país! Quadrilha com cobra, chuva e ponte quebrada!

Fiquei estarrecida, boquiaberta. Pois fico muito desconcertada e sei lá mais o que quando ele canta em casa. Nem televisão temos em casa....

Depois disso fiquei mais aflita e venho pedir a colaboração no sentido de indicarem uma instituição caso conheçam.

Obrigada e bom feriado aos paulistas e bom final de final de semana a todos e todas.
Ligia"

Em seguida, como um soldado sempre em alerta, um dos maiores e mais experientes educadores da atualidade (José Pacheco de Portugal onde criou a Escola da Ponte - e GRAÇAS À DEUS militando em sua aposentadoria no Brasil) respondeu de imediato:

_______________________________________________
Romanticos Conspiradores
Rc@lists.aquifolium.biz
http://lists.aquifolium.biz/listinfo.cgi/rc-aquifolium.biz

 Responder Encaminhar

José Pacheco zedaponte1951@hotmail.com
19:14 (2 horas atrás)
para rc

"Prezada Lígia, fico grato pela preocupação que manifestas. E lamento que o episódio que relatas não seja um caso isolado. Ainda temos escolas que colaboram na campanha que a mídia brasileira parece estar empenhada: uma campanha para manter os brasileiros no subdesenvolvimento estético, sensível.
Tive conhecimento de que, em alguns jardins de infância, embalam o sono (obrigatório mesmo para quem não tem sono,,,) das crianças com creu e sertanojo.

E, no decurso de um congresso, tive a dolorosa experiência de assistir a um degradante espetáculo, criado por um palestrante: centenas de professoras dançando e cantando "ai se eu te pego", acompanhando com obscenos gestos.
O que poderemos esperar destas atitudes? Sei que esses professores foram vítimas de privações culturais, que não lhes derem outras músicas a ouvir (melhor dizendo, provavelmente, nunca ouviram música...).

Eu sei que foram objeto de uma formação profissional, que não compensou deficites desse tipo. Mas não deixa de ser preocupante que reproduzam uma subcultura reprodutora de "bonsais humanos".
Talvez este possa ser mais um tópico de debate: discutir a educação artística, tão ignorada, ou maltratada nem muitas das nossas escolas.
(se assim for, que se crie um novo link, para evitar a overdose de emails...)
Abraço fraterno.
José"

Bem, caros professores. A resposta de Pacheco já diz tudo.

Vamos nos aliar a esta luta e acreditarmos que ainda nos resta uma esperança: O mercado, pois há pais e mães cheios de bom senso.