terça-feira, 29 de maio de 2012

49- Reprovação no ensino médio na cidade é maior que em Minas


Quero levá-lo a pensar que a culpa não pode cair sobre menores que estão a mercês do sistema e do meio social em que estão vivendo.
O governo, em uma democracia, é o responsável pela formação dos educadores (pais e professores) que por sua vez necessitam ensinar cidadania a seus menores para que não fiquem vítimas do descaso, abandono ou acaso. Leia mais sobre educação em minha coluna http://uipi.com.br/colunas/2012/05/28/periodo-integral-um-bem-que-o-governo-faz-mal/.
Transcrevo aqui a matéria do reporter Frederico Silva sobre o resultado da pesquisa oficial sobre o ensino médio.  
Abraços Ely

17/05/2012 21:31
Reprovação no ensino médio na cidade é maior que em Minas


Wagner Lemos disse que 11 escolas já têm ensino integral

A taxa de reprovação dos alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Uberlândia está acima da média nacional. 

Enquanto que em Minas Gerais o índice é de 13,3% e no Brasil de14,1%, em Uberlândia os repetentes chegam a 18,7%. Ou seja, dois em cada dez alunos são reprovados nesta fase escolar. Os dados são do Censo Escolar 2011.

Falhas na metodologia de ensino aplicada, principalmente, nas escolas estaduais, que abrigam 20.577 alunos (98,5% do total), são a principal justificativa dos especialistas para esta realidade. Neste caso, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Ifet), única instituição pública além das estaduais, que tem 310 alunos, está a parte já que registra taxa de reprovação de 6,1%, melhor inclusive que das escolas particulares que é de 6,3%.

No comparativo com anos anteriores, o índice de reprovação das escolas públicas sempre esteve entre 18,3% e 19,9%, levando em conta dados do Censo Escolar, desde 2007.




De acordo com Ely Paschoalick, psicopedagoga e consultora educacional, a taxa se mantém na mesma média há cinco anos, porque a metodologia também não é alterada.

“O ensino, desde o Fundamental, é mecanicista, trata todos da mesma forma e não leva as dificuldades individuais de cada aluno. Assim, a maioria deles chega ao Ensino Médio com baixa estima e avaliam que como foi difícil chegar ali, será impossível seguir em frente”, afirmou.



O mestre em educação da Universidade Federal de Uberlândia, Eduardo Macedo, afirma que “o aluno chega sem base nenhuma ao Ensino Médio e quando são reprovados acabam abandonando a escola”, disse. A taxa de abandono da rede pública em Uberlândia é de 14,1%. No total, somente 67,2% dos alunos recebem aprovação no Ensino Médio.


Estado

O superintendente regional de ensino Wagner Lemos afirma que a taxa de reprovação da rede pública no Ensino Médio em Uberlândia está acima das médias nacional e estadual, no Censo Escolar 2011, em virtude do tamanho da cidade, já que médias semelhantes são encontradas nos cinco maiores municípios do Estado, como Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Segundo ele, a Secretaria Estadual de Educação tem tomado medidas para alterar a realidade. “Já este ano 11 escolas do Estado passaram a ter ensino integral, no ano que vem este número será de 512 escolas e, em 2014, todas as instituições serão alcançadas”, afirmou.

Para a psicopedagoga Ely Paschoalick, o ensino em tempo integral é a única solução para reduzir as taxas de reprovação, mas deve ser aplicado seguindo alguns critérios. 

“Não basta levar o aluno para a escola em dois períodos. É preciso que eles sejam monitorados pelos professores, com incentivo a pesquisa e para dando base de aprendizado, não apenas para passar no vestibular”, afirmou.


Censo Escolar 2011

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