domingo, 19 de fevereiro de 2012

Como estimular os alunos a irem à Escola? O fim do absentismo escolar.


Ely Paschoalick critica a medida do governo britânico de multar os pais que requisitarem dispensa de aulas a seus filhos. 

Escrevi na semana passada sobre a quantidade de alunos quenão querem freqüentar as aulas e algumas pessoas me disseram que eu não havia tido uma pesquisa plena, apenas conversei com alguns pais e alunos em minha viagem, e que aquilo não poderia ser o hábito ou sentimento da maioria. 

Fiquei meio pensativa... mas hoje as notícias do jornal confirmam minha teoria de que a grande maioria dos alunos do século XXI não quer, não gosta e não se sente atraída pelas aulas que ministram nas escolas. 

Li a matéria que relata sobre a atitude do governo britânico em multar ospais que solicitarem dispensa das aulas para os filhos gozarem férias fora da temporada.

Lembrei-me do meu tempo de mãe de três crianças que não aceitavam faltar às aulas, mesmo quando eu precisava ir viajar com elas. Eram motivadas a estudar e gostavam dos trabalhos escolares que faziam com seus colegas.

Lembrei-me também dos meninos alunos da Escola da Ponte quando perguntei a dezenas deles: É melhor vir para a escola ou o período de férias? E a resposta sempre foi: Escola!

Porque estes alunos são motivados a estudar? A ir para a escola? A assistir aulas? 

Com certeza a resposta é que eles se sentem parte do “andar” da escola e sabem que farão falta aos colegas e que as atividades feitas em suas ausências também lhes farão falta. 

Alguns chegaram até a expressar isto verbalmente, outros se limitaram a dizer: Porque eu gosto muito. Porque eu aprendo muito. Porque é bom. 

Se o governo britânico está, através de seu ministro da Educação, Sr. Michael Gove, necessitando lançar mão de medidas punitivas aos pais para combater o absentismo escolar, é sinal de que as coisas por lá não andam bem.

E que desesperados e cheios de pré-conceitos resolvem anunciar mais uma barbaridade no declínio da educação mundial.

Enquanto o mundo não entender que quem está errada e inadequada é a Escola desvios como este serão utilizados e de nada adiantarão.

É hora dos professores resolverem os problemas de ensinagem com profissionalismo e não com instrumentos de repressão.

Quem é o aluno de hoje? O que ele deseja? O que lhe estimula?

Estas são as premissas iniciais para mudanças educacionais e não a premissa: De quem é a culpa?

Procurar o culpado já fez parte dos passos para a receita para perder. 

Já houve tempo que os culpados eram os professores, outro eram as crianças, em outro tempo a culpa estava no governo, outrora na Lei de Diretrizes e Bases, agora nos pais...

É preciso mudar o sistema escolar, quebrar paradigmas e, no século da comunicação e da interatividade, envolver os alunos em seu próprio processo de aprendizagem. 

Um dos caminhos é o professor tutor como Orientador Educativo e o plano quinzenal planejado e realizado pelo próprio aluno. 

Outro caminho é realmente focar no aluno os 4 pilares da Educação traçados por Jaques Delor's ao final do século XX. 

Caminhos existem e muitos, mas é preciso mudar de rumo.

Vejamos até quanto e quando iremos procurar culpados e fingir que mudamos!!!!

Um comentário:

  1. Ely, multar é muito fácil, além de trazer mais receita pro reino,não é mesmo...
    Pergunto porque ao invés de simplesmente multar e transparecer ter cruzado os braços e esperar a receita, o governo britânico não estimula dando algo como um premio ou bolsa para aqueles que não faltarem às aula?
    Demerval-Uberlandia-MG/BR.

    ResponderExcluir