domingo, 20 de março de 2011

FOTO 3 - Flagrantes 200 anos de atraso educacional

A educadora Elypaschoalick comenta uma terceira foto tirada no século XXI que demonstra a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada desde 1700: “Os pequenos que se adaptem aos móveis dos adultos pois criança é miniatura de adulto.”
Mais uma vez naveguei numa home de uma famosa escola na capital de São Paulo e flagrei esta foto que demonstra o quanto as instituições escolares, mesmo frente a maior tecnologia que o planeta já viu, lousa digital, continua na filosofia do século XVII.


Observem o esforço que este pequeno menino faz para conseguir escrever no limitado espaço da parte inferior da lousa digital.
Já escrevi sobre meninos estudando com os pés no ar, agora estamos vendo meninos nas pontas dos pés.
Fico pensando o que acontece com a educação brasileira?
Em todos os livros de educação encontramos nos registros da virada do século XIX para XX vários educadores como Decroly, Pestalozzi, Montessori, Froebel, que estabeleceram as bases de um sistema de ensino centrado na criança, declararem algo semelhante a esta fala:
“Desparafusamos as carteiras do chão, colocamos em forma de círculo pois assim cada criança podia ver o rosto da outra. Mandamos fazer as cadeiras e mesas pequenas de tamanho proporcional às crianças...”
Passados cem anos encontramos na internet crianças ficando nas pontas dos pés para poder utilizar o limitado espaço que seu tamanho lhe possibilita.
Faça-me o favor! Vamos respeitar nossos pequenos. Eles são os contrutores dos adultos e não miniaturas de adultos. Ou anõezinhos.
Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick

Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com

Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.


Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick

Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"

FOTO 2 Flagrantes 200 Anos de Atraso Educacional

A educadora Elypaschoalick comenta fotos tiradas no século XXI que demonstram a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada desde 1700.


Cada vez que navego nos blogs e homes das escolas e prefeituras atuais fico mais convencida de
que “mudar é muito difícil”.

Quebrar paradigmas requer mais do que mudar material ou design. É necessário que os
educadores reflitam sobre quem é a criança do século XXI, como é e o que é que o mercado do
século XXI requer de seus trabalhadores, quais foram as mudanças na estrutura familiar e quais
são as demandas desta nova família.

Após definir as respostas acima, faz-se necessário que CRIEMOS aulas, programas, sistemas
educacionais, metodologias que alimentem esta nova criança, este novo mercado, esta nova
família.  

Só assim nossas salas de aula deixarão de ser esta panela de pressão que a mídia
constantemente noticia, recheadas de  catástrofes com agressividades cada vez maiores.     


Observem esta foto tirada no século XXI.
Ela foi tirada em uma sala de aula quando se inaugurava uma lousa digital.
Observem como ela está impregnada pela filosofia educacional que domina nossas instituições desde o século XVIII:
  • Meninos x meninas (Já escrevi sobre isto). Como formaremos maridos parceiros de suas esposas e vice-versa, se os ensinamos a competir entre si desde pequenos?
  •  Não pense: O exercício que está na lousa é repetitivo e não requer nem sequer os raciocínios básicos de observação e atenção.(raciocínio analítico e comparativo).
  • Faça as coisas automaticamente: A estrutura do exercício possibilita que após a repetição do quarto item, o cérebro humano condicione e coloque as respostas automaticamente sem pensar pois não requer análise comparativa.
Como é que deveria ser?
O conteúdo ministrado é sobre “elemento neutro da multiplicação” e “multiplicação por um valor fixo”.
Segundo a neurolinguística a matemática é uma ciência visual.
Com o uso de uma lousa digital podemos fazer ilustradas e coloridas demonstrações da lógica dos elementos neutros e das multiplicações com um determinado valor fixo. 
Os meninos poderiam ser solicitados a elaborar exercícios estruturados de diferentes maneiras.
Mas, se isto fica muito complicado, pelo menos, a professora poderia ter usado cores diferentes para separar fatores de produtos.
Tudo escrito em uma só cor é muito cansativo para uma lousa digital. Fora o desperdício.  
Esta foto é uma boa comprovação de que tecnologia sozinha não é modernidade.
Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick
Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com

Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.




Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick



Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"

NOTA DEZ Bia, Professora Universitária!



Com seus mais de 40 anos bem vividos lá vai uma professora que entusiasma seus alunos, fazendo-os se sentirem seres humanos em franco progresso pessoal e profissional.
        
1-Nome completo: Beatriz Leme Martin
2-Local e data de nascimento: São Paulo, capital 22/01/1962
3-Cargos e Locais onde trabalha: Professora em São Paulo da ETEC Getúlio Vargas, da ETEC Heliópolis e do SENAC Santo André,

Nossa professora é formada em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, em 1985. De 95 à 97 fez o curso de Design de Interiores na Escola Panamericana de Arte onde encontrou sua vocação para professora.  Inicialmente lecionou edificações e logo após ampliou para Desing de Interiores.

Divorciada há 16 anos Bia é mãe de Amanda, com 17 anos que pretende seguir a carreira de jornalismo ou audio visual. Bia e sua filha gostam muito de ir ao cinema principalmente para assistir filmes alternativos.

Um ponto comum entre Bia e os demais professores nota dez é o fato de realizar-se ao ver o desenvolvimento de seus alunos. Acompanhar a evolução no decorrer do curso, no desenvolvimento dos projetos e verificar o progresso de cada aluno é o maior prazer de um professor nota dez.

Bia é uma pessoa extremamente calma, e tem muita paciência para ensinar, explicar e tirar dúvidas.

Bia acredita que todos têm o direito de aprender, e que é dever do professor fazer, continuamente, uma avaliação no aprendizado dos alunos.


Bia é respeitada e admirada pelos alunos que a vêem como modelo de profissional, confidente, orientadora e sobretudo amiga.

Você poderá confirmar isto navegando, no orkut, na comunidade: Nós amamos a profª Bia!!!
Link para as palavras: Nós amamos a profª Bia!!!


NOTA DEZ para esta professora que mesmo na universidade vibra com a formação de seus alunos.

 NOTA DEZ para esta professora que cada dia programa atividades capazes de envolver seus alunos no mercado de trabalho.

NOTA DEZ para esta professora que ama sua profissão.

NOTA DEZ para esta professora que é amada e respeitada por seus alunos.

NOTA DEZ para esta professora cujo maior prazer é o progresso, o sucesso e as conquistas de seus alunos.


Se você quer homenagear seu professor me escreva:

Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick

Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com

Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.


Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick


Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"

NOTA DEZ Elizabeth Martins professora de Geografia


Nossa professora nota DEZ de hoje foi uma jovem estudante de direito da UFU que abandonou a advocacia para ser professora, e dedica sua vida a levar alunos carentes mineiros a conhecer o mar. Comprovando assim, que ministrar aulas é um ministério e a pessoa deve amá-lo ou abandoná-lo.
Seu nome é Elizabeth Alves Martins Oliveira, nascida no dia 29 de abril.

Beth, como é carinhosamente chamada por seus alunos da segunda fase do Ensino Fundamental formou-se em Estudos Sociais, graduou-se em História conteúdo em que se pós graduou e que dedicou sua vida a ensinar. 

Destacamos Beth como a professora nota DEZ porque, apesar de ganhar pouco e sempre lecionar em escolas públicas fez de seu ministério o descortinar de um novo mundo para seus alunos.

Beth vive na pequena cidade de Capinópolis, Triângulo Mineiro, onde é reconhecida e amada por todos que foram seu aluno um dia.

Autoritária e firme, sempre exigindo respeito e bom comportamento, a professora Beth é uma professora que fez e faz a diferença na vida de seus alunos.

Além de utilizar, no dia à dia, métodos que contemplam tanto os alunos visuais, como os auditivos e os cinestésicos, Beth tem o capricho de organizar excursões gratuítas que possibilitam seus pequenos alunos do interior de Minas conhecer o Oceâno Atlântico.

Com apoio de comerciantes, políticos e amigos, a metodologia das excursões deu tão certo que Beth guarda grandes lembranças, entre elas:


1- Viagem à capital do país: Brasília. A alegria e felicidade daqueles meninos e de algumas mães que acompanharam na excursão, quando pela primeira vez comeram rodísio de pizza.



Após a viagem os meninos entendiam muito mais sobre os três poderes e sobre política pois visitaram o congresso nacional, o memorial jke outras instalações dos três poderes. Igrejas famosas,estádio mané garincha e shoping center também fizeram parte da alegria geral.


"Nunca vou esquecer da expressão dos meus alunos sentados nas enormes poltronas do Senado Federal somnhando comum futuro após seus estudos,ou mesmo de seus olhinhos percorrendo as imensas prateleiras da Biblioteca da Cámara dos Deputados Federais.Tenho cerrteza de que nestas viagens muitos futuros são planejados e ao longo de meus anos pude ver muitos deles concretizados através dos esforços e empenho daqueles que um dia foram meus alunos crinaças"


2- Viagem a São Vicente -SP- Agora não era apenas conhecer o Oceano Atlântico mas participar das comemorações dos 500 anos do descobrimento.



"A chegada foi ao  clarear do dia,a vista era sulreal;o olhar deles eu não vou esquecer nunca...a primeira vez que se vê o mar... Que baita riozão!!! rsrs.. Divino!!!"-lembra a professora Beth enchendo seus olhos de alegria.Alegremente os alunos recebiam a maior aula de história que poderiam ter enquanto conheciam Biquinha, Casa Martim Afonso, Centro Cultural da Imagem e do Som, primeiro porto brasileiro onde desembarcou a maioria dos imigrantes.


3- Viagem a Ouro Preto-inesquecível,paisagem,ares,clima,tudo diferente...mágico...(visitamos igrejas,a feira de artesanato...) Os alunos puderam valorizar mais e mais as artes e as riquezas de nosso estado.


Legal foram as paradas nos restaurantes das rodovias,a cada parada era uma festa,eles com pouco dinheiro compravam pouca coisa,mas aprendiam muito com tudo que era novidade,alguns nunca haviam viajado a lugar nenhum,tudo era novidade.No ônibus era um pic-nic...levavamos de tudo,bolos ,pães,bolachas...(coisas de mães)

Nossa professora nota DEZ nos conta que sempre se hospedaram em escolas estaduais ou municipais,levando alimentos doados pelos pais e escola. A motivação da professora é tanta que acaba levando as cozinheiras da escola para fazer as 04 refeições diarias. "Passear dá muita fome em adolecentes"comenta Beth nota DEZ.

"Sou aposentada há 03 anos da E.E.Governador Juscelino e ainda trabalho na E.E.Sérgio de Freitas Pacheco- ambas em Capínópolis.Tenho 36 anos de profissão,ganhamos muito pouco e somos pouco valorizados;estamos em greve desde o dia 08/04/2010 para conseguirmos o piso nacional-(lei federal)...

Mesmo assim valeu a pena cada dia trabalhado...começaria tudo outra vez!!!!!"

Para estas grandes viagens, que acontecem anualmente até hoje, Beth realiza com seus alunos varios projetos dentro da própria cidade de Capinópolis, entre eles: ajuda aos carentes,vizitas a Camara municipal, projetos culturais,etc...

Ampliando um pouco mais "o fazer história" iniciam os programas de viagens a Uberlândia:fábrica coca cola,pepse,reimassas,calu,cinemas e shoping.

Quando todos estão bem acostumados a viajar, aí acontece a grande aventura: Viagens dormindo com duração de mais do que um dia.

PARABÉNS A PROFESSORA BETH - Elizabeth Alves Martins Oliveira - de CAPINÓPOLIS NOSSA PROFESSORA NOTAS DEZ DE HOJE.

Nota: Se você internauta deseja ver seu professor nota dez aqui publicado entre em contato conosco.