sábado, 19 de março de 2011

NOTA DEZ - professora Bianca de Souza Cardoso - Artes



Bianca de Souza Cardoso, casada com o engenheiro Luis Humberto e mãe de três educadoras é nossa professora nota dez de hoje.  

Carinhosamente chamada de tia Bibi a professora nota dez senta e rola no chão participando do brincar e aprender de seus pequenos alunos.

Acreditando que ser professor é um sacerdócio Bianca é uma professora inclusiva que se atenta a desenvolver as inteligências múltiplas de seus pequenos alunos.

Avó de Gustavo (1) e Pedro Paulo (6), Bianca é mãe das pedagogas Marcela e Marina e da Professora na educação especial do ensino público em Chicago - E.U.A - Letícia.

Nascida em Uberlândia-MG- tia Bibi atualmente é educadora de crianças de 5 anos no EMEI GRANDE OTELO da rede municipal.
 
Formada em Educação Artística – UFU e com especialização no Método Montessori tia Bibi milita em educação desde 1980 quando lecionou para crianças em período preparatório para alfabetização na saudosa Escola Polyana.

A professora Bianca de Souza Cardoso foi diretora e sócia proprietária da Escola Infantil Minha Casinha Doce Mel de 1988 a 2009, instituição que educou milhares de uberlandenses que até hoje carinhosamente dividem com tia Bibi suas conquistas pessoais, acadêmicas e profissionais.

Tia Bibi lembra-se com orgulho e sentimento de dever cumprido dos preconceitos e das barreiras que teve que vencer por incluir crianças portadoras de necessidades especiais em salas de aula normal, cumprindo com vanguardismo, o que hoje está posto na lei.

Acreditando que para se relacionar bem com as crianças basta se envolver, ser pacienciosa e escutá-los tia Bibi dedicou muitas de suas férias programando deliciosas Colônias de Férias recheadas de divertidas e educativas atividades.


 


 NOTA DEZ para a professora que afirma, apesar de todas as dificuldades: “O prazer é poder conviver com as crianças, poder aprender com elas o quanto a inocência, ingenuidade e a humildade presente nestes miúdos interfere de forma positiva no nosso viver”.

O amor é importante, mas é necessário aliá-lo a um trabalho técnico. Bianca, baseando-se nos conceitos ARTE - EDUCAÇÃO trabalha com a integração dos conteúdos programáticos a serem desenvolvidos durante o ano com as artes.

NOTA DEZ a esta professora que desenvolve as atividades, acreditando e, mais que isso, praticando o “Aprender Brincando¨.

NOTA DEZ por saber respeitar as individualidades e promover o desenvolvimento integral de seus alunos.  



As fotos abaixo demonstrarão ao leitor porque esta professora merece NOTA DEZ

Era uma casa muito engraçada ............. Vinícius de Moraes
Montagem, colagem, pintura e muita brincadeira de casinha depois de pronta.

Colônia de Férias - relaxamento total


Colônia de Férias - Acampamento na escola


Construção de uma nova casa
Fui morar numa casinha, enfeitada de cupim...........


Contação de estória com o livro – Após .... construção do assunto  ouvido
Jacaré foi ao mercado. não tinha o que comprar..............................

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão, como é que ela sobe no pezinho de limão.............


Estudando as frutas..........fizemos uma



Pintando para a mamãe





Trabalhando com as palavras


Vida Prática.descascando amendoim



Poesia .construção da bailarina todos juntos
 

NOTA DEZ CRISOLINA ALVES NAQUES PROFESSORA

Hoje você vai conhecer uma professora que vibra mais com as medalhas de seus filhos e alunos do que com suas próprias medalhas.

Ela é mais uma das milhares de uberlandinas que dedica sua vida ao crescimento desta Uberlândia hospitaleira que a acolheu. (UBERLANDINA - termo criado na década de 70 pelo jornalista Luiz Fernando Quirino para nomear quem, apesar de nascer em outro lugar, adotou Uberlândia como sua terra natal).
Trabalhando em educação Crisolina lecionou com amor e prazer em Escolas Estaduais, em cooperativa escolar no SESI, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.


                                        De berçário ao 9º ano Crisolina já lecionou em todas as séries.

TRÊS ÁRDUAS TAREFAS:
LIDA DOMÉSTICA,
TRABALHO NA LAVOURA E
 APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS.

Nascida em 16 de julho na mineira cidade de Conquista, Crisolina era filha de lavradores - Antenor Alves da Silva e Juarez Santa Maria Naques. Junto a seus três irmãos e cinco irmãs, os 9 filhos do casal dividiam  as tarefas domésticas, o trabalho na lavoura e o aprendizado pois era lema de seu sábio pai: “Todos na escola!”

Aos 13 anos, com a morte de sua mãe, precisou interromper seu curso primário, mas esta tristeza não fez cessar o imenso desejo de aprender.

Crisolina tem na família a base de sua história.

UMA SAGA PARA TER SEUS DIPLOMAS RECONHECIDOS



                                      1ª escola que a professora NOTA DEZ estudou em Conquista MG.

Como prova de sua supervalorização aos estudos Crisolina faz questão de citar o nome de cada escola por onde passou aprendendo e nos relata sua saga para ter o diploma superior reconhecido:

“Fiz o ensino fundamental no Grupo Escolar Dr. Prado Lopes, depois fui para o Ginásio em Conquista MG.

Mudei de Conquista e estudei no Colégio Estadual DR Duarte Pimentel de Ulhoa de lá fui para a Escola Estadual de Uberlândia conhecida como Museu.

Nesta época trabalhei em indústrias até concluir Contabilidade em 1980 no Colégio Inconfidência quando fui trabalhar em escritório de contabilidade. Logo em seguida fiz o antigo curso Magistério também no Colégio Inconfidência em Uberlândia.

Consegui cursar Pedagogia na Faculdade de Educação Ciências e Letras de Uberlândia onde em 1988 conclui o curso com Habilitação em Supervisão Escolar.

A partir daí nunca parei de estudar, fiz vários cursos, e destaco na área de educação o curso que fiz de extensão Universitária “PROEPRE” (Fundamentos Teóricos e Prática  Pedagógicas com duração de 240 horas) na UNICAMP ( Universidade Estadual de Campinas), em 2001.  

Cursei Psicopedadogia na FACETEN concluindo em outubro de 2004.

Apesar de todos estes meus cursos ao analisarem os diplomas na PMU onde trabalho minha habilitação foi considerada como curta e que para considerar minha Pós-graduação eu deveria fazer o complemento, entretanto, como já havia passado mais de 10 anos de minha conclusão do curso de Pedagogia, fiquei sabendo que havia jubilado e que caso eu realmente quisesse mudar meu salário do nível PIII para o nível PV deveria cursar novamente a faculdade.

Como sou persistente lecionava, dava muitas aulas particulares e nas horas vagas bordava pedrarias para pagar a faculdade.

Finalmente, após voltar ao primeiro ano de pedagogia e cursar até o último ano, recebi o diploma em abril de 2010”


POR QUE PROFESSORA NOTA DEZ ?

Crisolina é professora na Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio, em Uberlândia, MG, lecionando em dois turnos.

No turno matutino ela é professora do Projeto Convivência para as turmas dos 6º anos, porém algumas das atividades desenvolvidas por Crisolina atingem aos alunos da escola do 1º ao 9º anos.



                                Alunos fazendo trabalho de campo sobre meio ambiente.

No turno vespertino Cris é professora regente do 5º ano em uma sala que também faz parte do projeto Convivência, onde ministra aulas inclusivas a dois alunos DA (Deficientes Auditivos).
 

Crisolina foi escolhida para ser aqui homenageada porque soubemos, através de relatos de seus alunos, familiares e colegas de trabalho que Cris é uma profissional que implanta melhoria nas relações interpessoais tanto na comunidade como na escola e nas famílias dos alunos.

Diz a professora Crisolina:

“...O que me dá prazer na profissão? É perceber o desabrochar do sorriso na face daquele aluno que por ser vitima do bullyng escolar, comunitário ou familiar, preferia esconder o rosto e conservar sua estima baixa, por se achar a pior das pessoas e através de dinâmicas com a turma, com os familiares e com a comunidade, virar o jogo”.





                Trabalhando o twist (jogo das cores) visando fim do preconceito e socialização.




                    Palestra sobre o bullyng parceria com JCC - Jovens Construindo a Cidadania.



                          Alunos da Profª Cris trabalhando valores humanos em quadrinhos.




NOTA DEZ por ser instrumento para valorizar o Eu de cada criança e adolescente.

NOTA DEZ por oferecer reflexões para seus alunos e buscar soluções saudáveis para os problemas sejam eles de aprendizado ou de relacionamento.

NOTA DEZ por saber detectar as dificuldades e procurar solucioná-las de forma lúdica e prazerosa.

NOTA DEZ por usar metodologias e estratégias diferenciadas, tais como: dinâmicas, músicas, teatros, filmes, textos reflexivos, brincadeiras, literaturas, pegadinhas saudáveis.

NOTA DEZ por transformar a aula num fazer criativo e diversificado a cada dia.

NOTA DEZ por ir de encontro às necessidades de seus alunos, detectar suas dificuldades, valorizar sua bagagem e a partir daí tornar o ato de aprender um prazer.

NOTA DEZ por acreditar no potencial do aluno e saber que ele merece uma educação de qualidade que o torne um cidadão crítico e autônomo.

NOTA DEZ por ser uma professora amiga em quem os alunos podem confiar.

NOTA DEZ por manter a porta aberta para os alunos a procurarem para solução de alguma questão que os incomodam.

NOTA DEZ por ser gente que faz a educação.

“Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”.

Se você quer homenagear um professor ou um colega de trabalho inscreva-o pelo e-mail elypaschoalick@gmail.com.



segunda-feira, 14 de março de 2011

O Que Dizem que Jô Soares Fala Sobre Professor

Recebi este e-mail como se fosse do Jô Soares.
Achei um semelhante na net no endereço http://www.kathamensagens.hpg.ig.com.br/professorerrado.htm

Mas de todo jeito é um daqueles textos que a gente pensa:

"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come."

Bem, pela minha experiência isto é o que dizem dos professores em geral e de alguns em específico.

Porém comigo, é exatamente o contrário.

Só ouço e leio carinhosas lembranças de meus alunos.

Isto me enriquece muito.

Mas vamos nos divertir um pouco coma mensagem abaixo, atribuída a Jo Soares.



PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO


O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!

domingo, 13 de março de 2011

Flagrantes 200 anos de atraso educacional-Foto 1

Este artigo foi publicado na coluna educação do portal UIPI.
Flagrantes do século XXI que denunciam 200 anos de atraso na educação brasileira.
A educadora Elypaschoalick  comenta fotos tiradas no século XXI que demonstram a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada desde 1700.
 foto 1 =



Século XVIII
Século XXI
·          crianças enfileiradas em sala de aula, estratégicamente arrumadas para não se comunicarem um com o outro,
·          Carteira de madeira
·          Estojos de pano (capanga)
·          Carteiras altas deixando as crianças com os pés no ar.

·          Idem: crianças enfileiradas em sala de aula, estratégicamente arrumadas para não se comunicarem um com o outro,
·          Carteira de plástico
·          Estojos de plástico
·          Idem: Carteiras altas deixando as crianças com os pés no ar.


Como deveria ser no século XXI
·          Crianças agrupadas em círculo uma olhando para a outra.
  • Professor como estimulador de conversa entre os alunos.
·          Carteiras e estojos de material reciclável.
  • Móveis ergométricos, proporcionais ao tamanho dos alunos para que eles possam aprender com os pés no chão.
Se você tem fotos de sala de aula atual e deseja que eu faça uma análise, Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com
Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com
Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui. 
Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"