sábado, 26 de novembro de 2011

NOTA DEZ PARA A ESCOLA DA PONTE – Uma Escola Sem Muros -

Hoje quero homenagear não um professor nota dez mas uma escola nota dez, um projeto que deu certo.
É uma escola pública numa pequena cidade européia denominada Vila das Aves. Esta escola é mundialmente conhecida como Escola da Ponte mas seu nome oficial é Escola Básica Integrada das Aves/S.Tomé de Negrelos e fica em Portugal.
Mas porque este projeto é tão especial? Vou aqui enumerar algumas considerações importantes para mim:
-Foi construído por um conjunto de professores, com a participação das famílias, dos alunos e da comunidade.
-Foi desenvolvido ao longo de 25 anos e reajustado de acordo com a realidade que se apresentava no dia a dia.
-Foi realizado em uma escola pública, com recursos públicos mesmo obstante as críticas e impedimentos por parte dos próprios órgãos públicos
- Foi baseado em uma crença de que “todos podemos aprender uns com os outros, quem sabe mais deve ajudar quem tem mais dificuldades e quem aprende, aprende a seu modo.” (educação inclusiva aberta para todo tipo de aluno).
-É um projeto onde a voz ativa é da criança, a participação ativa é da criança e para a criança. Um projeto que proporciona a todos os alunos uma experiência bem sucedida de aprendizagem e de construção pessoal.
Como diz o professor José Pacheco - idealizador e realizador do projeto: “Aqui não há dificuldade de aprendizagem, porque isto é uma invenção. Há é dificuldade de ensino.”   
NOTA ZERO PARA ESCOLAS QUE ESCONDEM SUAS INCOMPETÊNCIAS ATRÁS DAS “DIFICULDADES DO ALUNO”.
NOTA DEZ PARA ESCOLAS QUE ENFRENTAM O DESAFIO DE “COMO VENCEREI ESTA DIFICULDADE DE ENSINO E MEU ALUNO APRENDERÁ?”
Nota: Este artigo, produto de um “namoro” desde 1994 com esta escola, de conversas com o professor Pacheco, foi pesquisado no link onde você poderá ler mais sobre esta fantástica e real experiência de sucesso educacional.
«A Educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. Como aprender a discutir e a debater com uma educação que impõe?»       (Paulo Freire)

Elypaschoalick e professor José Pacheco.

Professor José Pacheco com alunos em sala de aula da Escola da Ponte – Escola sem muros.


Um comentário:

  1. Ainda iniciante na área da educação, ja muito simpatizante pelo modelo de ensino da Escola da Ponte, um ideal que vou buscar em minha carreira uma "Educação sem Muros".

    ResponderExcluir