sábado, 4 de junho de 2011

NOTA DEZ PARA PROFESSORES QUE PRIORIZAM O BRINCAR

Publicado no portal UIPI na coluna PROFESSOR NOTA DEZ/ZERO



No dia 31 de maio de 2011, pela manhã, tive a grata satisfação de compartilhar da alegria de minha amiga Fabiana Gomide ao descerrar a placa comemorativa da premiação do "Selo Aqui se Brinca".

O Centro Educacional Renascer da Criança, localizado à Rua Soldado Thays Mara Ribeiro,60, Bairro Maria Rezende na periferia de Uberlândia, foi, em um universo de mais de 4 mil escolas brasileiras inscritas, uma das 18 instituições selecionada e escolhida para ser premiada com o “Selo Aqui se Brinca” na categoria BOAS PRÁTICAS DO BRINCAR.

A premiação faz parte da 3ª edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, realizado pela marca OMO, da Unilever, com o apoio do Instituto Sidarta e aconteceu no dia 20/04/2011, na Estação das Artes na Sala São Paulo (SP).
Com a animação da BANDA MUNICIPAL as crianças, familiares, educadores, amigos, autoridades civis e eclesiásticas estiveram abrilhantando o descerramento da placa comemorativa.

Foi um momento de muita emoção e significância na vida desta educadora, dedicada e competente, que proporciona á comunidade do Neusa Rezende um espaço de qualidade educacional, relacional e emocional onde a família encontra aconchego para seus filhos exercerem o direito de brincar e ser criança.
É uma lástima que em nosso país o sistema escolar de apenas meio período exija que, ao fazer 5 anos a criança diminua seu tempo de brincar e passe a ficar apenas sentada em uma cadeira por longas 4 horas enquanto copia de um quadro vertical e escuta as explicações de seus professores.
Começa aí grandes traumas educacionais que alimentam o sistema exclusivo educacional vigente em nossa sociedade que tem como resultado uma vergonhosa taxa de permanência do brasileiro na escola por um ínfimo tempo entre 6 e 9 anos.
Fico impressionada ao perceber que apesar de todos os estudos feitos e comprovados ao longo do século XX, a escola continua engessando nossas e nivelando-as em uma escandalosa, aceitável e comemorada, pelos políticos e educadores, média de 4-5 IDEP (Indíce de desenvolvimento da Educação Pública)  
Neste aspecto podemos comparar nosso sistema educacional à moda dos chineses antigos que forçavam os pezinhos de suas crianças a permanecerem pequenos, acreditando ser a única maneira de transformá-las em elegantes mulheres.



Fico feliz ao saber que uma entidade não governamental, bem pequena, situada na periferia, ainda sem sede própria, trabalha com crianças respeitando sua natureza, sua individualidade, seu tempo e ainda estimula seu fazer-aprender-brincando.
Isto denota que ainda temos futuro, que ainda é possível fazer práticas educacionais com tão poucos recursos financeiros.
A premiação desta escola uberlandense é um expressivo marco em nosso sistema educacional que prioriza a quantidade no lugar da qualidade, que para atender mais crianças, no lugar de criar mais espaços educacionais reduz o tempo de nossas crianças na escola.

Parabéns Fabiana Gomide!
Parabéns educadores da creche Centro Educacional Renascer da Criança!
Parabéns à equipe da Cenário Assessoria Educacional!











Um comentário:

  1. Olá Ely Paschoalick!
    Muito obigada pela participação e apoio em nossas ações! Tenho tido o privilégio de encontrá-la, recentemente, nos movimentos que temos feito em prol da infância e da educação de qualidade para as cianças pequenas. Saiba que a sua trajetória profissional muito nos inspira. Fico feliz em saber que podemos contar com você!
    Um grande abraço.
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir