domingo, 20 de março de 2011

FOTO 3 - Flagrantes 200 anos de atraso educacional

A educadora Elypaschoalick comenta uma terceira foto tirada no século XXI que demonstra a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada desde 1700: “Os pequenos que se adaptem aos móveis dos adultos pois criança é miniatura de adulto.”
Mais uma vez naveguei numa home de uma famosa escola na capital de São Paulo e flagrei esta foto que demonstra o quanto as instituições escolares, mesmo frente a maior tecnologia que o planeta já viu, lousa digital, continua na filosofia do século XVII.


Observem o esforço que este pequeno menino faz para conseguir escrever no limitado espaço da parte inferior da lousa digital.
Já escrevi sobre meninos estudando com os pés no ar, agora estamos vendo meninos nas pontas dos pés.
Fico pensando o que acontece com a educação brasileira?
Em todos os livros de educação encontramos nos registros da virada do século XIX para XX vários educadores como Decroly, Pestalozzi, Montessori, Froebel, que estabeleceram as bases de um sistema de ensino centrado na criança, declararem algo semelhante a esta fala:
“Desparafusamos as carteiras do chão, colocamos em forma de círculo pois assim cada criança podia ver o rosto da outra. Mandamos fazer as cadeiras e mesas pequenas de tamanho proporcional às crianças...”
Passados cem anos encontramos na internet crianças ficando nas pontas dos pés para poder utilizar o limitado espaço que seu tamanho lhe possibilita.
Faça-me o favor! Vamos respeitar nossos pequenos. Eles são os contrutores dos adultos e não miniaturas de adultos. Ou anõezinhos.
Siga-me pelo http://twitter.com/#!/elypaschoalick

Fale comigo pelo: elypaschoalick@gmail.com

Saiba melhor quem é Elypaschoalick lendo aqui.


Conheça os temas das palestras de Elypaschoalick

Leia sinopse do livro "Os 4 P's da Educação"

Um comentário:

  1. EVOLUSSÃO DA EDUKASSÃO!!!!!!!!!!

    MAAAAAAAAAARAVILHOSA MENSAGEM...CHEGOU EM HORA CERTA E ABENÇOU MUITO A MINHA VIDA E ESPERO ABENÇOAR AOS MEUS CONTATOS TB!
    BJS TIA TERESA, VC É 1000.

    ResponderExcluir